Alimentação X Bem Estar Feminino na TPM - SECMESP+SAÚDE

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Alimentação X Bem Estar Feminino na TPM

Matérias > 06/2015
Compartilhe essa matéria

30/06/2015 - 20h13min



ALIMENTAÇÃO X BEM ESTAR FEMININO NA TPM


VOLTAR AO INÍCIO


Por Gabriela M Tonetti
Nutricionista – CRN3: 23829
 


Muitas mulheres todos os meses sofrem com a famosa TPM (Tensão Pré Menstrual), que nada mais é que um conjunto de fatores causados pelas mudanças hormonais principalmente a Serotonina que é o hormônio do humor e bem estar.


Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, irritabilidade, nervosismo, desânimo, depressão, dores e sensibilidade nas mamas, aumento de peso e/ou inchaço, vontade de comer doces e carboidratos, esquecimentos e confusões, fadiga, palpitações, funções intestinais alteradas.

Para ajudar a aliviar os sintomas nada melhor que se beneficiar com os alimentos corretos com maior densidade nutritiva e menos calórico que o famoso chocolate.

Vamos começar pelo aminoácido Triptofano, sua função é auxiliar na formação do hormônio Serotonina. Ajudando na sensação de bem estar e evitando sintomas depressivos. O ideal é consumir alimentos ricos em triptofano logo pela manhã, para que seu efeito seja percebido ao longo do dia.
Podemos encontrá-lo em: abacate, aveia, banana, cacau, leguminosas, ovo e queijo.  



Um ótimo aliado para combater a sensação de necessidade de doce é esquentar no microondas 1 banana polvilhada com canela por 1 minuto a 2 no café da manhã e consumi-la ainda morninha.



Junto com o triptofano o ômega 3 faz um papel coadjuvante ajudando nas oscilações de humor , irritabilidade e dores nas mamas . Sua maior fonte são azeites, nozes, peixes (sardinha e salmão), sementes de chia e linhaça.



As vitaminas E, B6, B12 e ácido fólico ajudam muito no combate a dores de cabeça, enjoo, dores nas mamas e a irritabilidade. São encontradas em abacate, batata, banana, cereais integrais, nozes, castanhas, amendoim, óleos vegetais como soja, milho, girassol, gérmen de trigo, salmão, atum.



Cálcio ajuda nos alívios das cólicas e ansiedade, a vitamina D e o magnésio são seu complemento. Encontramos em alimentos derivados de leite, verduras e legumes verdes e cereais integrais.



É muito importante repor o ferro e outros minerais perdidos nesse período, por isso o ideal é o aumento da ingestão de carnes, alimentos de cor verde escura e frutas cítricas, como abacaxi, acerola, laranja, limão, kiwi, que são fontes de vitamina C e ácido fólico e contribuem para a absorção do ferro.



Seguindo uma alimentação correta, diminuindo a ingestão de sódio e alimentos industrializados, aumentando o consumo de água, dando preferência para alimentos integrais e pouco açúcares nesse período os sintomas serão menores e evitaremos os quilinhos extras que teimam em aparecer nesse período.




Envie suas dúvidas e perguntas para nossa profissional através do e-mail: secmespmaissaude@gmail.com




Bibliografia Utilizada:
Suplementos Dietéticos para Profissionais da Saúde – Shawn M. Talbott / Kerry Hughes
Editora: Guanabara Koogan Ano : 2008


Arte Gráfica: Giovanny Renato (Administrador de Marketing CRA/SP: 109.104 - Jornalista: MTE: 0075996/SP)



Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal