notícias antigas
INCRÍVEL? IMPOSSÍVEL?
SECMESP, CSB e trabalhadores da Unimed Paulistana param
Av. Angélica, Av. Paulista e Rua Bela Cintra em São Paulo.
30/09/2015 - 14h38min
O SECMESP, realizou na manhã do dia 29/09/2015 uma assembleia na Unimed Paulistana contando com cerca de 1500 trabalhadores.
A preocupação do SECMESP e dos trabalhadores é que, com a alienação da carteira da operadora, determinada pela ANS, a Unimed Paulistana não consiga honrar os compromissos e direitos trabalhistas dos empregados.
A assembleia deliberou o ingresso das medidas cabíveis junto à ANS e demais órgãos competentes para garantir os direitos daqueles que fazem o sistema acontecer.
Após a assembleia, o SECMESP, a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e os trabalhadores saíram em marcha pela Avenida Angélica, passando pela Av. Paulista e fechando a Rua Bela Cintra, em frente ao prédio da ANS, na região central da capital.
“Merecemos ser ouvidos e respeitados!” diziam os funcionários.
Sob o som do protestos dos trabalhadores, a ANS recebeu um grupo formado por representantes do SECMESP, da CSB e dos trabalhadores da Unimed Paulistana para uma reunião. A ANS ouviu do SECMESP, da CSB e dos trabalhadores da Unimed Paulistana a reivindicação principal de todo o movimento: a garantia de uma verba dentro do fundo de reserva para a quitação de todas as pendências trabalhistas. A ANS se prontificou a encaminhar a reivindicação à direção, no Rio de Janeiro.
Em defesa dos direitos dos trabalhadores entraremos hoje (30/09/2015) com uma medida judicial para o bloqueio dos ativos financeiros em nome da Unimed para garantir os pagamentos.
O SECMESP, que sempre foi transparente e sempre teve um ótimo canal de comunicação com o sistema Unimed, sabe que o sistema não vai medir esforços para a solução do problema.
ENTENDA A HISTÓRIA
Em agosto a Unimed Paulistana entrou em contato com o SECMESP informando que teriam que reduzir o quadro de funcionários devido a difícil situação da cooperativa.
O SECMESP solicitou toda a documentação para analisar o pedido da Unimed Paulistana. Após a avaliação de nossos técnicos e Diretores, o pedido foi indeferido.
Ocorre que não foi possível continuar as negociações pois a ANS determinou a alienação compulsória da carteira. Tomamos conhecimento de que em caso de demissão, não haveria dinheiro nem para pagamento das rescisões.
Diante dessa situação o SECMESP convocou uma mesa redonda na DRT com a presença do SECMESP, CSB, SINCOOMED, Unimed Paulistana e ANS. A ANS não compareceu (e não justificou a ausência) a essa reunião, o que impediu o avanço das negociações e conclusão da pauta.
Após inúmeras reuniões, novamente, com a Unimed Paulistana e com o MP do Trabalho, foi feita a assembleia de ontem, dia 29/09/2015, para informar aos funcionários e requerer a votação e autorização para ingressar com uma ação para bloquear os ativos financeiros em nome da Unimed e assim garantir o pagamento das verbas rescisórias e salários.
Veja as fotos abaixo.
Texto e fotos: Giovanny Renato – MKT SECMESP