Não perca o prazo para enviar a sua declaração do imposto de renda!
Faltando menos de oito dias para o término do prazo de entrega da declaração do imposto de renda pessoa física (IRPF), milhares de pessoas ainda precisam enviar suas declarações. O prazo vai até 31 de maio às 23:59, horário de Brasília.
É importante que o contribuinte não deixe para o último dia. Além de uma possível sobrecarga no sistema da Receita, o contribuinte corre o risco de não conseguir finalizar e enviar a declaração, vindo a ter que pagar multa à Receita Federal por descumprimento do prazo. Quem não prestar contas ao Leão ou ultrapassar o prazo estipulado, deverá pagar uma multa que pode variar de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.
Não caia na malha fina
Além da Receita Federal realizar cruzamentos automáticos de receitas e despesas informadas nas diversas declarações que recebe, o preenchimento incorreto dos dados pessoais, bens e direitos, investimentos, rendimentos em geral, despesas dedutíveis e de informações divergentes da fonte pagadora podem ser motivos para a sua declaração parar na malha fina.
“Esse é mais um motivo para não deixar de entregar a declaração no último dia. Se acontecer da sua declaração cair na malha fina, verifique todos os dados preenchidos um a um, corrija as informações e envie uma declaração retificadora”, orienta Charles Gularte, vice-presidente de Operações da Contabilizei, maior escritório de contabilidade do Brasil e líder em abertura de empresas.
Dentre outros cuidados para não cair na malha fina, destaca-se:
Fontes: