Funcionários da gigante americana Apple se sindicalizam pela primeira vez
Publicado por Giovanny-MKT em Notícias · Segunda 20 Jun 2022
Tags: funcionarios, sindicalizam, direito, trabalhador
Tags: funcionarios, sindicalizam, direito, trabalhador
Pela primeira vez na história da Apple, uma das maiores empresa de tecnologia dos Estados Unidos, um grupo de trabalhadores do varejo formou um sindicato: 65 dos 110 funcionários de uma loja da Apple na cidade de Towson, no estado de Maryland, votaram a favor da formação. A reunião foi transmitida ao vivo pelo órgão federal responsável. Os funcionários exigem mudanças na política salarial, horários de trabalho melhores, além de algumas medidas de segurança.
"Os funcionários locais da Apple em Towson têm o apoio de uma sólida maioria de nossos colegas", eles escreveram em uma carta ao CEO da empresa, Tim Cook. Eles disseram ainda que entrar para o sindicato não era um movimento contra a direção da companhia.
A votação ocorreu após uma campanha pela sindicalização organizada por um grupo de funcionários chamado AppleCORE (Coalizão de funcionários organizados do varejo, na sigla em inglês). "Conseguimos, Towson! Vencemos a votação pela sindicalização! Obrigado a todos que trabalharam tão duro e a todos que apoiaram! Agora nós celebramos... Amanhã, seguiremos organizando", disse a AppleCORE no Twitter.
Robert Martinez, presidente do sindicato que ficará responsável pelo grupo, elogiou a "coragem" dos funcionários da Apple. Ele disse que a vitória representava a "demanda crescente por sindicatos nas lojas da Apple e em diferentes setores da economia em toda a nossa nação". A Apple não comentou a decisão.