Esqueci de sacar o PIS/Pasep na data certa: e agora? Ainda consigo receber?

SECMESP - Sindicato dos Empregados de
Cooperativas Médicas no Estado de São Paulo
SECMESP
Sindicato dos Empregados de Cooperativas Médicas
no Estado de São Paulo
SECMESP
Sindicato dos Empregados
de Cooperativas Médicas
no Estado de São Paulo
SECMESP - Sindicato dos Empregados
de Cooperativas Médicas no Estado de São Paulo
SECMESP
Menu
Ir para

Esqueci de sacar o PIS/Pasep na data certa: e agora? Ainda consigo receber?

SECMESP - Site Oficial
Publicado por Giovanny-MKT em Notícias · 20 Abril 2023
Tags: pispasepsaquedata
Trabalhadores de todo o Brasil já podem acessar às novas parcelas do PIS/PASEP 2023. Os pagamentos, que começaram em fevereiro, tem beneficiado milhares de trabalhadores de baixa renda em todo o país. Embora anunciado em larga escala, muitos são os trabalhadores que, por algum motivo, deixam de sacar o valor referente ao abono salarial. O que chama atenção é que as quantias são significativas; este ano, por exemplo, pode chegar a R$ 1.302. Mas, se você ainda não conseguiu receber o dinheiro, não se preocupe, ensinaremos a resgatá-lo mesmo fora do calendário anunciado pelo Governo Federal. Acompanhe!

O que é preciso para sacar o PIS/PASEP 2023?
De modo geral, para fazer o saque é preciso, primeiramente, ter atuado sobre o Regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) por pelo menos 30 dias no ano de referência, que neste caso é 2021. Além disso, ainda é preciso ter obtido uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Outro requisito é estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, tendo os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

O trabalhador que não recebeu dentro do calendário tem um prazo adicional para resgatar o pagamento. Ainda assim, caso o trabalhador venha a perder esse novo prazo, há chances de receber o abono salarial. No entanto, o processo é um pouco mais burocrático. Lembrando que o ano-base, isto é, o ano de referência utilizado para selecionar os contemplados é o de 2021.

Como resgatar os valores fora do calendário?
Em síntese, aqueles que não conseguirem sacar o abono salarial usando os canais de transferência (Caixa Econômica ou Banco do Brasil) têm uma nova oportunidade até o dia 28 de dezembro. Se ainda assim o resgate não for feito, ainda haverá cinco anos para solicitar o benefício. Para isso, no entanto, será necessário aguardar o calendário de pagamentos do próximo ano. Assim que os repasses começarem, será possível solicitar o recebimento.

De modo geral, o saque pode ser feito fora do calendário usando canais diferentes, como o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, por exemplo (veja os links abaixo). Há também como enviar um e-mail para trabalho.uf@mte.gov.br, onde a parte em negrito deve ser substituída pela sigla do estado onde reside. Ou, além disso, há também como comparecer presencialmente na Caixa no caso do PIS, ou no Banco do Brasil (PASEP), ou ainda em uma agência do Ministério do Trabalho.


Lembrando que, para o pagamento do PIS, considera-se o mês de nascimento do trabalhador. Por outro lado, no caso do PASEP, a referência é o dígito final do número de inscrição no programa. Por fim, vale destacar que todos os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 28 de dezembro.


G!O mkt
_______________
Filiado:
Logo CSB  



Logo FENATRACOOP
_______________
SECMESP
Rua Tiradentes, 289/293 - cj. 94
Campinas-SP - CEP: 13023-190
_______________
SECMESP
Rua Tiradentes, 289/293 - cj. 94
Campinas-SP - CEP: 13023-190
_______________
Filiado:

Voltar