Brasileiros vão precisar corrigir o CPF para emitir o novo RG
O novo Documento de Identidade Nacional, popularmente divulgado como novo RG ou novo RG digital, trata-se de um novo modelo para o documento de identidade que descarta a atual numeração utilizada no documento, passando a utilizar o CPF como número de identificação único em todo país.
Dessa maneira, para conseguir emitir o novo documento os cidadãos deverão regularizar o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), conforme explicaremos logo a seguir.
Vale lembrar que no atual modelo, as pessoas emitem a carteira de identidade em uma unidade da federação registrado pelo próprio Estado, dessa maneira, em caso de perda do documento e solicitação em outro Estado o documento vem com uma numeração diferente.
Como cada Estado emite seu próprio número da carteira de identidade, a grosso modo, podemos dizer que cada cidadão do país pode ter 27 números de RG diferentes no país. Logo, para resolver esse grande problema, o CPF passa a ser o número de identificação único do novo documento de identidade.
Correção do CPF
Como o CPF agora fará parte do novo modelo do RG, para emissão do documento será necessário que os brasileiros atualizem as informações dos seus respectivos CPFs.A atualização dos dados do CPF pode ser feita gratuitamente, pela internet, através do site da Receita Federal. Em determinados casos, a atualização gerará um “protocolo de atendimento”, onde, nesses casos, será preciso que o cidadão envie os documentos para Receita Federal por e-mail.
Documentos necessários para atualização do CPF
- Documento de identidade oficial com foto;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de endereço;
- Foto de rosto (selfie) do cidadão segurando o documento de identidade.
- Se for solicitado por um dos pais, será preciso enviar o documento de identidade oficial com foto do solicitante (um dos pais).
- Documento de identidade oficial com foto do solicitante (um dos pais);
- Documento que comprove a tutela ou guarda, conforme o caso.
- Minas Gerais: atendimentorfb.06@rfb.gov.br;
- Distrito Federal: atendimentorfb.01@rfb.gov.br;
- Goiás: atendimentorfb.01@rfb.gov.br;
- Acre: atendimentorfb.02@rfb.gov.br;
- Paraná: atendimentorfb.09@rfb.gov.br;
- Rio Grande do Sul: atendimentorfb.10@rfb.gov.br.
Fontes: