Benefício INCRÍVEL para jovens de até 29 anos: veja como solicitar a partir de 2023

SECMESP - Sindicato dos Empregados de
Cooperativas Médicas no Estado de São Paulo
SECMESP
Sindicato dos Empregados de Cooperativas Médicas
no Estado de São Paulo
SECMESP
Sindicato dos Empregados
de Cooperativas Médicas
no Estado de São Paulo
SECMESP - Sindicato dos Empregados
de Cooperativas Médicas no Estado de São Paulo
SECMESP
Menu
Ir para

Benefício INCRÍVEL para jovens de até 29 anos: veja como solicitar a partir de 2023

SECMESP - Site Oficial
Publicado por Giovanny-MKT em Notícias · 22 Dezembro 2022
Tags: beneficiojovemviagemgratis
Poucas pessoas sabem, mas existe um benefício incrível destinado a jovens de até 29 anos de idade do país. Através do programa social do Governo Federal, esse grupo tem uma série de possibilidades, como a meia entrada em shows e eventos culturais e a gratuidade em sistemas de transporte coletivos interestaduais.

Trata-se do ID Jovem, cujo público-alvo são as famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Para ter acesso ao benefício incrível, então, é necessário que a pessoa seja de uma família de baixa renda. Além do mais, existem outros critérios. Continue lendo esta matéria para conhecer todos eles.

Conheça mais sobre o ID Jovem: benefício incrível para jovens de até 29 anos
Antes de mais nada é importante falar mais sobre o benefício incrível para jovens. Como já dito antes, ele permite que pessoas entre 15 e 29 anos de idade viagem de forma gratuita entre os estados brasileiros. Além do mais, permite que a pessoa tenha acesso a descontos de 50% em shows e eventos culturais. Ao contrário do que as pessoas acreditam, não é necessário ser estudante para ter acesso ao benefício. O Identidade Jovem (ID Jovem) foi criado por meio do Estatuto da Juventude em 2013, mas só foi regulamentado em março de 2016.

Confira os pré-requisitos para tirar o ID Jovem:
  • Ser inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
  • Ter entre 15 e 29 anos de idade;
  • Ter renda familiar mensal de até dois salários-mínimos;
  • Saber o NIS (Número de Inscrição Social);
  • E por fim, estar com o CadÚnico atualizado há, pelo menos, 24 meses (dois anos).

Assim, para se inscrever no programa, o primeiro passo é ter acesso ao CadÚnico. A inscrição no banco de dados do Governo Federal é feita exclusivamente de forma presencial. O interessado deve procurar por uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Assim, poderá emitir o seu NIS.

Caso já possua inscrição no CadÚnico, deverá acessar a página do benefício, através deste link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-identidade-jovem. Assim, será possível fazer a  inscrição no ID Jovem. Basta ter o NIS em mão para emitir a carteirinha.

Como usar o ID Jovem
Com a carteirinha em mãos, basta começar a usar o ID Jovem. O benefício incrível para jovens de até 29 anos garante a gratuidade em passagens de ônibus. Na prática, esse grupo da população pode viajar entre os estados brasileiros, sem justificar o motivo da viagem. Ou seja, é possível usar a gratuidade para fins de lazer e passeio, por exemplo.

Na hora de comprar a passagem, basta fornecer a carteirinha do ID Jovem que a empresa é obrigada a oferecer o transporte gratuito. É importante deixar claro que as funcionárias não precisam distribuir as passagens quando em plataformas online. Ou seja, para garantir a gratuidade, o jovem precisa comparecer ao guichê presencial de compra.


*Notícia e informações de responsabiliade de PRONATEC - https://pronatec.pro.br/beneficio-incrivel-para-jovens-de-ate/


G!O mkt
_______________
Filiado:
Logo CSB  



Logo FENATRACOOP
_______________
SECMESP
Rua Tiradentes, 289/293 - cj. 94
Campinas-SP - CEP: 13023-190
_______________
SECMESP
Rua Tiradentes, 289/293 - cj. 94
Campinas-SP - CEP: 13023-190
_______________
Filiado:

Voltar