Câncer de Mama - SECMESP+SAÚDE

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Câncer de Mama

Matérias > 2017 > 09/2017
Compartilhe essa matéria
02/10/2017 - 11h58min



OUTUBRO ROSA - Tempo de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama
 

VOLTAR AO INÍCIO
 

 
Por Giovanny Renato
Jornalista - MTE - 0075996/SP
Com participação de: Luciane Oliveira
Fisioterapeuta - CREFITO - 3/95245-F
 
O que é o Câncer de Mama?
 
O Câncer de Mama é um tumor maligno que se forma a partir da multiplicação de células anormais na mama. Ele atinge não só mulheres, mas também os homens (cerca de 1%).
 
A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início. Por isso, fique atenta e faça sempre o autoexame.

 
 
Como o Câncer de Mama pode ser percebido?
 
O Câncer de Mama pode normalmente ser percebido como um caroço (nódulo) geralmente indolor na mama. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com casca de laranja, surgirem alterações no bico do peito (mamilo) ou saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

 
 
A Mamografia
 
A Mamografia é a radiografia das mamas e identifica alterações suspeitas, mas a confirmação do Câncer de Mama é feita pelo exame histopatológico, que analisa no laboratório uma pequena parte retirada da lesão.

 
 
O Autoexame
 
O objetivo fundamental do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc. O autoexame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.
 

Aprenda a fazer o Autoexame
 
Para fazer o autoexame da mama é necessário seguir três passos principais que incluem fazer observação em frente ao espelho.
 
Como fazer a observação em frente ao espelho
 
Para fazer a observação em frente ao espelho deve-se retirar toda a roupa e observar seguindo o seguinte esquema:

 

Divulgação/Ministério da Saúde

 
1.      Primeiro, observar com os braços caídos;
 
2.      Depois, levantar os braços e observar as mamas;
 
3.      Por fim, Palpar cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita usando os movimentos circulares, e depois o mesmo procedimento com a outra mama.

 
Durante a observação é importante avaliar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades. Caso existam alterações que não estavam presentes no exame anterior ou existam diferenças entre as mamas é recomendado consultar o ginecologista.
 

O Câncer de Mama é um dos tipos de câncer mais comum nas mulheres. A maioria dos casos de Câncer de Mama são descobertos através do autoexame, de forma fácil e simples. Quando o Câncer de Mama é descoberto cedo e tratado corretamente, as chances de cura são maiores e melhores.



Fontes: Ministério da Saúde - INCA (Instituto Nacional de Câncer) - Secretaria de Saúde de SP


 
Envie suas dúvidas e perguntas para nossa profissional através do e-mail: secmespmaissaude@gmail.com


Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal